terça-feira, 12 de novembro de 2013

Rotina: Acho que já temos uma pra chamar de nossa!!!

Sim, com 3 meses nós já temos uma rotina, na verdade começamos com 2 meses e agora passados 30 dias, meu Davi completando 3 meses, já posso considerar que temos uma rotina!!! Ta, ainda não é a rotina que a mamãe aqui gostaria, está um pouco longe da ideal, mas é a rotina que se estabeleceu e tem seus pontos positivos, por isso vou registrá-la aqui. 
A vida com um bebê e para o bebê fica realmente MUITO mais fácil qdo se torna mais previsível. Incrível como o bebê responde bem qdo a vidinha dele fica organizada, e eles parecem um reloginho!!!

Como eu disse, estamos neste esquema há 30 dias e mesmo qdo viajei e fiquei 10 dias na casa da mha irmã eu consegui manter a rotina e deu super certo, tão certo que tiveram alguns dias que ele praticamente dormiu a noite toda!(ele né, pq eu acordava o tempo todo, passada e preocupada, ficava verificando se estava tudo bem com ele!!! rs). E sem contar que as sonequinhas do dia eram mais longas que aqui em casa... Vai entender... E eu achando que ele ia estranhar...rs
Bem, vamos à rotina, depois ao final eu escrevo mais um pouquinho, pq nestes últimos dias tivemos umas alterações... (vou começar contando do momento de dormir à noite, depois vcs vão entender o porque).

 21:30: Amamento – Acho melhor ele mamar um pouco antes do banho, para curtir mais o banho, se ele estiver com fome, não vai relaxar, vai ficar chorando, querendo sair logo... Mas não deixo ele totalmente satisfeito, a ideia é só ele não ficar com mta fome durante o banho (pq o bom é ele mamar depois do banho) e tb pra ele não ficar engasgando ou regurgitando durante a massagem e/ou banho (Davi regurgita MUITO!).

 21:45: Massagem com ólinho no corpinho dele enquanto o papai enche a banheira e prepara o banho; (estou querendo aprender a tal “shantala”, mas por ora a que eu faço nele é beeeem relaxante tb e ele adooooraaaa, já vai pro banho todo molinho).

 22:00: Banho - Este é só com espumas, uso a linha hora do sono da Johnsons e é “MARA” super recomendo, ou então se ele estiver meio agitadinho ou se o dia foi mais atípico meu marido prepara a água com chá de camomila, não o sachê e sim o chá mesmo, fervemos a erva e depois coamos direto na água da banheira, fica bem concentrado, é ÓTIMO para relaxar tb. Qdo saímos do banho, o quarto já está a meia luz e com um sonzinho ambiente, costumo colocar som de cachoeira/mar, pássaros ou música instrumental.... Troco ele em silêncio (tento, pq às vezes é difícil...rs). E tb estou fazendo um teste de não colocar a música, às vezes sinto que ele prefere o silêncio, vamos ver... Estou alternando... Mas dos dois jeitos ele dorme muito rápido!
22:30/22:45: Amamento e 5 minutos depois ele já dormiu, é o tempo de arrotar (na maioria das vezes ele não o faz) e já coloco no berço “capotado”.

23:30 (normalmente uns 45 minutos depois de pegar no sono): Ele acorda (resmunga, nem chega a chorar) e ai sim mama mais tempo e direito, o que acontece é que nesta mamada das 22:30 ele mama pouco, pq está TÃO relaxado que dorme logo e, claro, não mama o suficiente, por isso depois de um tempinho ele acorda pra mamar mais e aí sim dorme direto.

00:00: Ele pega no sono de fato, sem muita dificuldade, é o tempo de mamar e arrotar, às vezes ele termina de mamar e não dormiu completamente, aí eu nino ele no colo até adormecer mesmo e coloco no berço. (ele dorme no berço desmontável que fica no meu quarto).

 04:00: Acorda pra mamar, mas ele nem chega a abrir os olhinhos, mama 10 minutos, às vezes menos e já volta pro berço dormindo.

 7:00/7:30: Acorda pra mamar, mesmo esquema da “acordada” das 4:00, coisa rápida e volta a dormir (às vezes antecipa e acorda às 6:30, mas nunca antes disso).

 8:30/9:00 (mais ou menos 1 hora e meia após): “Acorda” pra outra mamada, tb nem se dá ao trabalho de abrir os olhinhos, mama APENAS 2 minutos e já dorme de novo. Ainda não entendi esta “mamadinha” logo na sequência e TÃO rápida, mas é engraçado que ele precisa dela pra voltar a dormir o resto da manhã. Já tentei não amamentar neste horário, só ninar pra ver se ele continua dormindo, mas aí ele chora, percebo que é fome mesmo, ele permanece com sono, mto sono, porém, tem fome tb e fica irritado se não mamar... `As vezes ele ainda acorda mais uma vez, por volta das 9:30 e mama de novo, esta mamada um pouquinho mais demorada, coisa de 5 a 7 minutos, e tb nem abre os olhos, até se espreguiça todo no meu colo, mas nada de acordar ainda...rs. Muitas vezes eu aproveito e já troco ele neste momento, até pra ver se ele desperta e acorda, mas que nada, mesmo trocando, mexendo nele, ele permanece dormindo! Muito preguiçosinho de manhã!!!

 11:00/11:30 (2 horas depois da última mamada): Ele FINALMENTE desperta para o dia!!! Acorda TODO sorridente, molinho, cheio de preguicinha, mas aí sim abre os olhos, dá risada, se espreguiça umas 20 vezes, é a coisa mais linda de se ver, eu morro de amor todos os dias qdo ele acorda!!!

 *** Perceberam né? Ele dorme a manhã toda, mas sempre dá essas “acordadinhas” pra mamar, é como se ele quisesse repor tudo que não mamou durante a noite! Sei lá, bem, qdo eu quero descansar mais eu permaneço na cama tb a manhã toda, assim, ele resmunga eu já amamento e voltamos os dois a dormir mais um pouquinho e saímos do quarto juntos somente depois das 11:00! Mas, isso é só ÀS VEZES, pq em geral eu aproveito a manhã pra arrumar a casa, colocar as coisas em dia, muitas vezes já adianto o almoço, entro na internet.... Enfim, faço o que dá pra fazer neste período.

Bem, depois que ele acorda (ou acordamos) eu amamento novamente, troco ele e vamos brincar, eu normalmente deixo ele no tapetinho de atividades, mas fico interagindo com ele, ou coloco no carrinho pra ele brincar com o móbile e tb permaneço interagindo, ou coloco o DVD da galinha, enfim, tento variar, ainda não há muito o que fazer, mas em geral dedico esta 1 hora e meia a “brincar” e “conversar” com ele. Adoraria pegar o solzinho da manhã com ele, mas não há meio dele acordar mais cedo... Já fiz uns testes de abrir a janela, acordar ele, mas ele acorda tão choroso, irritadinho, me deu muita pena, achei sacanagem fazer isso com ele, então seguimos assim, deixo ele dormir qdo, qto e como quiser... (esta é uma das coisas que gostaria de mudar, que ele dormisse mais cedo e consequentemente acordasse mais cedo, mas não tem jeito, ele dorme quase 12 horas!).

 13:00 (1 hora e meia após ele acordar): Troco ele, ele mama e dorme de novo, já tentei esticar mais este tempo, mas não rola, depois que ele desperta ele “aguenta” no máximo mais 1 hora e meia. Nesta sonequinha eu já coloco ele pra dormir no berço do quarto dele, com a janela aberta, tudo claro, e ela dura em média 45 minutos, no máximo 1 hora (nunca passa de 1 hora).

 *Aproveito pra finalizar o almoço e almoço com meu marido que vem almoçar em casa.
14:00: Ele acorda, troco ele (se for o caso) e em geral meu marido ainda está em casa e aproveita pra ficar com ele enquanto eu lavo a louça, arrumo a cozinha do almoço (ou faço alguma outra coisa pendente – SEMPRE tem algo pendente...rs).

 15:00/15:30: Troco ele, amamento e ele tira outra sonequinha, tb no quartinho dele e tb no máximo 1 hora.

 *Ganho mais 1 horinha pra fazer alguma coisa...

16:00/16:30: Acorda, troco ele (se precisar) e vamos brincar de novo.... Em geral nesta parte da tarde ele só quer colo, então me desdobro e faço algumas coisas com ele no colo mesmo, inclusive comer, tento sentar um pouco com ele no colo, pq detalhe: Ele quer ficar no colo, porém, eu tenho que estar em pé!!! Ele quer ficar olhando pra tudo ao redor... Ando pela casa com ele... Passa mais 1 hora e meia, neste tempo eu “invento” coisas pra distrair ele... Tento ficar no sofá com ele, ando pela casa, coloco ele na cama comigo, no tapetinho, ou simplesmente assisto TV com ele, mas em pé na frente da televisão, claro! Ele adooora TV, fica com os olhinhos arregalados olhando pra ela... 
17:30/18:00: Banho, este sim é o banho caprichado, com tudo que tem direito... Higiene total, logo na sequencia amamento e ele dorme de novo.

 *Ganho mais um tempinho e de novo aproveito pra fazer alguma coisa, em geral cuidar das roupinhas dele e entrar na internet...

18:30: Acorda e desço pra passear de carrinho com ele e aí sim pegamos o solzinho do fim da tarde (normalmente meu marido chega e encontra a gente lá embaixo e passeia conosco, é um momento MUITO agradável nosso...).

Depois subimos e é o momento dele ficar com o pai, na verdade acabamos meio que ficamos os 3 juntos, mas tento deixar ele mais com o Dani, tento “tirar meu time de campo”. É ai que novamente aproveito pra fazer o que tiver que fazer da casa, preparar alguma coisa pra comermos.

20:00: Troco ele, amamento e ele tira outra sonequinha, esta é mais rápida, coisa de meia hora no máximo.

*Aproveito pra tomar banho.

 21:30: Amamento novamente, para então começarmos a “rotina/ritual do sono da noite”.


E TUDO SE REPETE!!! :)

Bem, como eu disse, eu gostaria de mudar o horário dele dormir, mas desde que ele nasceu ele só dorme mesmo após as 23:00 e no último mês se estabeleceu meia noite, ele até tira umas sonequinhas antes, por volta das 20:00 e depois 22:30, mas não vai direto de jeito nenhum (como vocês puderam ler). Já tentei, mas não vai... Por outro lado isso é bom, pq ele faz o meu horário, eu tb durmo tarde, sempre dormi... Td certo por enquanto, acredito que com o passar do tempo será natural ele dormir menos durante o dia, consequentemente vai passar a dormir mais cedo, e acordar mais cedo tb e aí é só ajustar isso, o resto ta legal.

 Passei o primeiro e segundo mês tentando fazer ele dormir cedo, eu mesma me cobrava muito que ele tinha que dormir mais cedo, tanto que começava a rotina do sono às 20:00, mas sabe o que acontecia? Começava às 20:00, mas ele só dormia mesmo às 23:00!!! Resultado: Eu passava mais de 3 horas todas as noites tentando fazer ele dormir... Ele até pegava no sono no colo, mas colocava no berço e ele acordava e todas as noites eram pelo menos umas 5 tentativas de colocar ele pra dormir... Eu ficava exausta, me estressava, meu marido tb e consequentemente o Davi tb, aí que o “bichinho” não dormia mesmo... Toda noite era uma luta.... Era eu e meu marido revezando, tentando fazer ele dormir no colo... Até que aceitei que ele tem hábitos noturnos, ele é um bebê que simplesmente gosta de dormir tarde e dormir a manhã toda!!! Pronto, não estresso mais, qdo chega a noite eu deixo ele no ritmo dele, e comecei a iniciar o ritual do sono perto das 22:00 e começou a dar mais certo assim... Afinal, onde está escrito que bebê TEM QUE dormir cedo? Onde está escrito que bebê NÃO PODE tomar banho tarde da noite? Aqui em casa tem funcionado assim e é assim que seguimos fazendo e ponto.

 O Davi SEMPRE dormiu MUITO melhor à noite que de dia, durante estes 90 dias ele NUNCA trocou o dia pela noite, e sempre dormiu o primeiro bloco da noite muito bem, ou seja, pelo menos 4 horas de sono por noite eu tenho garantidas! Rs... Salvas algumas exceções de cólicas (no 1º mês) em geral ele mama e dorme, nem chega a acordar durante a noite...

** O que mudou nesta última semana foi que ele passou a dormir praticamente a noite toda, tem dormido por volta da 00:30 (esticou mais 30 minutos), em contrapartida só acorda pra mamar no outro dia, por volta das 6:30 ou 7:00 (já não temos mais a acordada das 4:00 e a mamãe vibrando aqui!!! rs). Ah, e tenho feito uma coisa diferente, àquela mamada das 21:45 eu tenho iniciado um pouco mais tarde, já por volta das 22:00 e eu tenho deixado ele mamar até se saciar, mesmo que atrase um pouco mais o banho pra dar tempo do leitinho descer e se acomodar no estômago e ele não regurgitar ou engasgar durante a massagem e depois no banho... A mamada posterior ao banho continua, ele precisa mamar antes e depois do banho, especialmente depois, esta mamada continua sendo extremamente rápida, pq em geral ele já está morrendo de sono, molinho e sem fome, mas o bom é que não tem acordado mais depois de 40 minutos, tem ido direto!!! Uhul!!! (uma pequena alteração que deu certo!).
Ah, outra coisa que tentei esta semana e tb está surtindo efeito é que qdo ele acorda já de manhazinha, por volta das 6:30 ou 7:00 eu coloco ele na minha cama, é o horário que marido ta se levantando e o Davi ocupa o lugar dele...rs... Ele continua dormindo a manhã toda mas com pequenas “acordadinhas” pra mamar, mas percebi que ele dorme MUITO melhor (resmunga menos) e diminuiu uma acordada pra mamar durante a manhã... Sem contar que eu tb descanso mais nestas horinhas.

 Então é isso meninas, é assim que temos passado os nossos dias!!!  E eles têm voado!!!

 E que venha o quarto mês!!! (Sem a “crise dos 3 meses”, por favoooooorrrr!!!)

 E vocês, como tem sido a rotina? O que me sugerem como alteração? Onde vcs acham que já posso mexer e que poderia melhorar?

Bjsssss, volto loguinho com o post do 3º mês.
 
Só pra alegrar o dia de vocês, segue uma fotinho do meu príncipe:

 
 

 

 

11 comentários:

  1. Flor, como eu sempre disse, rotina é tudo! M e lembro quando comecei a colocar rotina na vida do João, me chamaram de sargentona acredita? mas coloquei e quer saber? nada melhor! hoje em dia ele tá que dorme a noite toda, só acorda depois das 5 (o que pode ser 6 da manha as vezes) e mama e volta a nanar super bem!
    Não te indico nada pois rotina é uma coisa que cada um tem a sua, tu tem que ver o que se adapta a vida de vocês... vocês se sentindo bem é o que conta!

    Não vai ter crise não, só coisas boas tu vai ver!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda esse Davi!!!!!
    Marcela não vou dar "pitaco" em nada na rotina de vocês não, achei ótimo vocês já terem uma rotina, da pra perceber que a "vida de vocês" melhorou muito!!!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ma achei sua rotina ótima! Mas fiquei cansada só de ler! kkkkkkk meu Deusss.. será que dou conta?! rsrsrs
    O Davi está a coisa mais linda! Parabéns!

    Bjos, Dani

    ResponderExcluir
  4. Amiga, essa rotina tá de maratonista, tudo cronometrado! E quanto ao horário de dormir, eu acho que tudo depende da rotina nossa mesmo. Atualmente todos dormem mais tarde por causa do trabalho e isso reflete nas crianças, e com o tempo vc vai descobrir os segredinhos e adequar o melhor horário para o Davi.
    Quando for comigo acho que também vamos dormir mais tarde, porque já fazemos isso e também como frequentamos igreja geralmente o culto termina tarde então, vai acarretar nisso também né!

    No mais o Davi tá muito lindo, muito fofo. Parabéns!

    Mil bjus!

    ResponderExcluir
  5. Que ma-ra-vilha! Aqui onde eu moro faz MUUUUUUUUUUUITO calor, então minha baby quase não dorme nada durante a manhã e o dia. Geralmente, ela só dorme 1 hora de manhã e de tarde 15 minutos!
    E de noite, ainda acorda bastante. Eu fico tentando analisa qual a rotina dela, mas anda mudando mto. Se está mais friozinho, ela dorme de manhã e de tarde. Aí no dia seguinte é calor de quase 40°, aí não dorme nada. Uma luta!
    E ele tá lindão!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Que mamãee de parabens
    tudo cronometrado
    anotadinho
    os horarios
    eu acho que esse negocio de horario é muito bom
    pq já cria um horario pra mamae e bebe
    ;)
    ele ta um principe
    bjaooo

    ResponderExcluir
  7. amiga rotina sempre é bom
    nos ajuda muito
    parabéns
    e que príncipe mais lindooooo

    linda tarde bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Marcela que gut gut muito fofo o seu Davi! Parabéns :)
    Adorei a rotina, ajuda muito neh, vc já conhece seu baby e sabe o que tem que fazer...bjus

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. o arthur tbm tem essa mania de dar essa mamadinha logo após já ter mamado... minha mãe fala que é o último golinho que ele tem que dar pra pegar no sono... hahaha deve ser mesmo....
    muito legal a rotina, eu ainda não tenho... quem sabe daqui uns dias...

    beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que bebe lindooo, parabens mamae rsrs
    Quanto a rotina parabane stbm são poucas q conseguem estabelecer uma rotina e ter paciencia srs
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Aii amiga que maravilha que Davi já tem uma rotina. Aqui em casa Bernardo acorda so depois das dez da manhã e aproveito e durmo junto. Agora dorme no máximo as 22h,alguns dias que fica esperando ate as 23 eu chegar do trabalho. E aqui como é muito quente dou dois banhos ao dia. E Davi ta lindao amiga. Beijos

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!