terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cranberry - A fruta que combate a infecção urinária

Pessoal,

Neste post quero falar de um probleminha meio sério que acomete algumas gestantes e quero dar algumas dicas, uma dica em especial  (bem ao final do post) recebi de uma amiga, tem me ajudado muito e quero dividir com todas vocês.

Vocês se lembram que na minha 8º semana de gestação foi constatada uma infecção urinária, contei aqui, fiquei desesperada porque já tinha lido muito sobre os problemas que uma infecção urinária pode trazer numa gestação...

O pior é que é bastante comum mulheres terem infecção no trato urinário, quando se está gestante então o risco é maior ainda, atinge de 10 a 20% das gestantes, especialmente no primeiro trimestre da gestação.

A disfunção ocorre por razões explicáveis: a presença de glicose na urina da mulher grávida aumenta devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período, deixando a uretra um ambiente mais propício à proliferação de bactérias.

Além disso, o hormônio progesterona, que oferece condições da mulher ficar grávida, relaxa os músculos da uretra, diminuindo a velocidade do fluxo da urina dos rins para a bexiga, aumentando os fatores favoráveis à proliferação de bactérias. Temos que lembrar também que durante a gestação a resistência da mulher fica mais baixa, sendo mais fácil o ataque de qualquer microorganismo.

Nos casos de infecções mais graves, as toxinas liberadas pelas bactérias desse tipo mais grave de infecção urinária podem causar contrações do útero, levando ao trabalho de parto prematuro, abortamentos, hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe quando a infecção se torna severa e generalizada. É meninas, o negócio é sério!

As pielonefrites (infecções mais graves que normalmente acometem os rins)ocorrem após as infecções assintomáticas (que não apresentam sinais da infecção). Por isso a importância de se descobrir as infecções urinárias logo no início para que o tratamento seja realizado antes que a situação piore para mamãe e bebê.

Como evitar a infecção? Como sempre, o pré-natal é essencial para que se tenha uma gestação mais saudável, em que busca coibir qualquer tipo de complicação. Nele, os médicos pedem exames de urina de três em três meses, (e se o seu médico não pedir, você pode solicitar a ele – no meu caso eu que tive que pedir, lembram?), diagnosticando a infecção urinária o mais precoce possível.

Existem algumas medidas que a gestante deve realizar para prevenção da infecção urinária, como beber bastante líquido durante todo o dia (de 1 a 2 litros). Outra recomendação é ir ao banheiro com freqüência, não segurando o xixi quando a vontade vier, principalmente depois das relações sexuais. É fundamental que a mamãe cuide bem de sua higiene pessoal, passando o papel higiênico de frente para trás.

O tratamento da infecção é feito com antibióticos. Ele deve ser indicado pelo médico para que não afete o desenvolvimento do bebê, pelo menor tempo possível, mas que seja um tempo seguro para um tratamento acertado e eficiente.

  • Agora, a principal dica que eu queria dar é sobre a cranberry, já ouviram falar desta poderosa frutinha??? Conhecida como a fruta que combate a infecção urinária.

Estudos científicos internacionais vêm provando a eficácia de suas propriedades para o combate e a prevenção de doenças.

Existem diversas pesquisas que sugerem benefício da cranberry na prevenção da infecção urinária, basicamente, o que se tem demonstrado é que mulheres com infecção urinária de repetição e que tomam o suco da fruta regularmente têm menos repetição da doença do que as que não tomam nada. O presidente do Núcleo Brasileiro de Uroginecologia observou que aqueles pacientes que tomam o suco diminuem o número de consultas por ano no seu consultório.

Mas, ao que a comunidade científica indica, esse alto índice brasileiro de mulheres com infecção urinária pode estar com os dias contados com a chegada de produtos à base de cranberry ao nosso mercado. Eles, inclusive, tem recebido o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que afere sua qualidade e propriedades terapêuticas.

O fato de a fruta ser rica em propriedades antioxidantes a faz ser consumida também com outras finalidades. “A substância ativa do cranberry é a proantocianidina (PAC). Essa substância, além de impedir que as bactérias fiquem aderidas no epitélio (revestimento mucoso) do trato urinário, tem efeito antioxidante, semelhante ao dos flavonóides”,  ainda há hipóteses de que a fruta pode ter efeito antienvelhecimento, diminuir a probabilidade de doenças cardiovasculares e até prevenir o câncer.

Essas informações estão disponíveis em congressos médicos e a literatura técnica recente contém dados confiáveis e livres de conflitos de interesse, que estão acessíveis à comunidade médica em todo o mundo e inclusive no Brasil. 

No Brasil, o suco de cranberry é comercializado desde 2007 pela empresa Juxx. O suco Juxx de cranberry foi o primeiro a receber a chancela da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que afere sua qualidade e propriedades fitoterápicas. O suco Juxx de cranberry é feito a partir do concentrado da fruta que vem congelado do Chile.

Desde que descobri a infecção, tomei conhecimento da fruta, como eu disse através de uma amiga e comecei a tomar o suco diariamente, claro que tomei o antibiótico que o médico receitou tb, mas não deixei mais de tomar o suco e pretendo toma-lo pelo menos durante a gestação toda. Refiz o exame e não apareceu mais a infecção.

Meninas o suco não é barato, o litro custa cerca de R$11,00 (isso aqui em Londrina) e o gosto tb não me agradou muito, é algo que começa doce e fica cítrico... Mas, isso é o que menos importa, se faz bem para o meu bebê, esse negócio de “não gosto” não existe mais!!!
Então, se puderem, tomem o suco diariamente também, se vc já tem a infecção ele ajuda a tratar e se não tem ele vai ajudar a prevenir, afinal, muito melhor do que termos que tomar antibióticos, que dependendo do caso podem até prejudicar nosso bebê... Eu sou a favor que quanto menos remédio se tomar na gestação, melhor!!!!





2 comentários:

  1. Flor concordo e muito! Depois que engravidamos não existe mais isso de não gosto! E é sempre bom evitar remédios! Eu faz tempo que não tomo.. até paracetamol que a médica disse que pode eu evito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É mesmo né Cacau, qto mais opções saudáveis encontrarmos, melhor, né??? beijossss

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!